Notícias

Turismo Centro de Portugal celebra o Dia Mundial do Turismo (WTD)

A celebração oficial do Dia Mundial do Turismo (WTD) acontecerá a 27 de setembro e terá lugar em Budapeste, na Hungria.

O tema central é ”O Turismo e a transformação digital”, com destaque para abordagens sobre como os avanços digitais estão a transformar a forma como nos ligamos e nos informamos, o nosso comportamento e a incentivar a inovação e o aparecimento de estratégias de crescimento sustentáveis e responsáveis.

As celebrações decorrem por todo o mundo e o Turismo Centro de Portugal vai aderir com showcooking, momentos de degustação gastronómica , ofertas de relaxamento e de produtos regionais, entre outras atividades, preparadas pelos postos de turismo dos vários pontos desta região, nomeadamente em Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Fátima, Aveiro, Vilar Formoso, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Manteigas, Viseu.

Consulte o programa completo aqui.

Castro Daire : Festa das Colheitas é agora Feira Industrial, Comercial e Agrícola

Castro Daire vai ser palco de mais uma Festa das Colheitas, este ano com nova designação, Feira Industrial, Comercial e Agrícola (FICA). De 21 a 23 de setembro realiza-se mais uma edição, que contará com um certame que destaca o turismo e atividades de cariz económico, para além das já conhecidas atividades tradicionais. Ao nível do setor agrícola e da valorização dos produtos endógenos, os enchidos, o bolo podre, a truta, o mel ou os frutos vermelhos são vistos como conceitos-chave a serem promovidos.

Mas não foi só o nome do evento que sofreu alterações. A FICA salientará potencialidades locais, que segundo o Presidente do Município, Paulo Almeida, são afirmadas “em termos industriais, agrícolas, comerciais, turísticos e afins”. O setor do granito, extração e transformação [da pedra] são vistos como uma oportunidade excecional, uma vez que têm “um peso bastante elevado no concelho e na economia local”.

A FICA aproveita para realizar, inseridas nas atividades tradicionais, um concurso de gado bovino e um desfile de carros de bois, assim como dá a oportunidade ao folclore e a outros artistas nacionais de atuarem durante os dias do evento, tal como a grupos de cartaz nacional e local. O Presidente do Município diz mesmo, “Aproveitamos também a FICA para promover aquilo que culturalmente temos de bom no concelho”.

A pré-inscrição para os espaços de Expositores, Bares e Restaurantes está disponível em  www.ficacastrodaire.pt ou presencialmente no balcão na Câmara Municipal de Castro Daire.

Consulte mais atualizações  e o programa completo aqui.

 

Albergaria-A-Velha: 3ª edição do (Des)Envolve-te!

Albergaria-A-Velha recebe no próximo dia 21 de setembro, a terceira edição do “(Des)Envolve-te!”. É um evento coorganizado pelo Município de Albergaria-A-Velha e pelo CLDS 3G “Albergaria IntegraT”, que decorre das 9H às 17H, num dia que conta com a presença de nomes de destaque no campo da inovação e do desenvolvimento social, no Cineteatro Alba.

“Pensa, Empreende, Desenvolve-te”. A frase que acompanha o nome do evento caracteriza-o e apresenta desde já o cariz dos seus oradores e demais participantes. Personalidades como o paraciclista Telmo Pinão, a Chef e Food Stylist Ann-Kristin Wenzel e o escritor Pedro Chagas Freitas aparecem como oradores do evento.

 

Consulte o programa aqui.

 

 

FESTA DO DESPORTO REGRESSA A LEIRIA

Leiria recebe nos próximos dias 15 e 16 de setembro a 6ª edição da Festa do Desporto. A organização é do jornal “A região de Leiria” que dá a oportunidade da prática desportiva a quem quiser comparecer ao Parque da Cidade e ao Parque de Estacionamento Fonte Quente.

Um fim de semana passado em família é complementado com a participação em diversas atividades, algumas delas especificamente adaptadas para essa prática conjunta. As atividades inserem-se em Ginástica e Danças, Artes Marciais, Passeios BTT, Atletismo, entre outras vertentes, e surge ainda o convite para usufruir de atividades em pleno rio Lis, como é o caso da canoagem.

As atividades individuais e os desafios em família são ainda combinados com uma sessão de autógrafos com atletas. A participação é gratuita.

 

Consulte o programa aqui.

 

Turismo Centro de Portugal e Nissan vão plantar 180 mil árvores no Pinhal de Leiria

Na perspetiva do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, “o projeto LEAF4Trees é uma iniciativa duplamente positiva, uma vez que, para além de contribuir para promover a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa, apoiando a plantação de novas árvores, contribui igualmente para aumentar a fixação de carbono com impacto positivo na mitigação das alterações climáticas”.

Saiba mais sobre esta iniciativa aqui.

Centro de Portugal ganha Prémios AHRESP

O Centro de Portugal sai amplamente premiada na edição deste ano dos Prémios AHRESP.

O Turismo Centro de Portugal ganha prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo, categoria em que todas as entidades regionais do país eram candidatas. Apesar das dificuldades que a região atravessou no ano de 2017, Pedro Machado admite que “o trabalho de partilha foi uma das armas” para acabar o ano com otimismo perante o futuro.

Os prémios AHRESP distinguem, todos os anos, nos setores da Hotelaria, Promoção Turística e Restauração em Portugal e são promovidos pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. Saiba mais prémios aqui.

Vila de Rei ganha destaque no Guia de apoio ao visitante da EN2

“Portugal de Norte a Sul pela mítica Estrada Nacional 2” é o nome do mais recente guia imprescindível a todos os interessados em percorrer a ilustre EN2.

A Estrada Nacional 2 torna-se bastante emblemática na sua ligação de Chaves a Faro, contando com uma distância de 738 quilómetros, atravessando os mais diversos territórios portugueses, nomeadamente as vinhas do Douro, a zona do Pinhal e o Centro Geodésico de Portugal, as planícies alentejanas ou até mesmo as praias algarvias

Saiba tudo sobre este livro e muito mais aqui.

Museus da Zona Centro reconhecidos com 8 prémios, pela Associação Portuguesa de Museulogia

No passado dia 24, decorreu a cerimónia de entrega de prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa. Aqui, foram premiados os museus que mais se destacaram este ano, em 25 categorias a concurso.

O Centro de Portugal esteve de parabéns, destacando-se com o prémio principal, de Melhor Museu do Ano, para o Museu Metarlúrgica Duarte Ferreira, no Tramaga, como também pela extensa lista de galardões entregues a outros espaços museológicos do Centro. Toda a diversidade dos museus presentes no Centro de Portugal são sem dúvida uma mais valia da região, oferencendo-lhe todo o destaque que merece.

Consulte os prémios atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia aos museus do Centro de Portugal aqui.

Bandeira azul regressa às Praias Fluviais de Pampilhosa da Serra, Pessegueiro e Santa Luzia

As Praias Fluviais de Pampilhosa da Serra, Pessegueiro e Santa Luzia vão ter novamente Bandeira Azul para a época balnear de 2018.

A atribuição da Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa, reconhece e verifica as potencialidades dos recursos naturais do concelho de Pampilhosa da Serra e a qualidade das infraestruturas existentes.

Estas praias primam ainda pela crescente preocupação e investimento feito pela Câmara Municipal na preservação do meio ambiente e na promoção do seu património natural e paisagístico.

O “Melhor Hotel 5* da Europa para as Famílias 2018” está nas Aldeias do Xisto

Aqua Village Health Resort & Spa eleito o “Melhor Hotel 5* da Europa para as Famílias 2018”. Esta unidade hoteleira situa-se nas margens do rio Alva, em Oliveira do Hospital, e é este ano distinguido pelo World Luxury Hotel Awards pelo seu cariz único e original, reconhecido quer na arquitetura, quer nos serviços disponibilizados.

Saiba mais sobre o Aqua Village Health Resort & Spa aqui.

Hotel Convento da Sertã dentro dos melhores “25 Pequenos Hotéis” da Europa

Considerado um dos melhores “25 Pequenos Hotéis” da Europa, o hotel Convento da Sertã é o primeira em Portugal nessa categoria. O TripAdvisor distingue esta unidade hoteleira com um “Travelers’ Choice Award”, baseado em milhões de avaliações e opiniões deixadas pelos utilizadores na plataforma ao longo do ano.

O hotel Convento da Sertã destaca-se pela qualidade excelente, serviço e valor.

Descubra mais aqui.

Casal de São Simão recebe prémio “Oxigénio”, pela associação ADEGA – Asociación para a defesa ecolóxica de Galiza

A aldeia de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, é distinguida pela associação espanhola ADEGA – Asociación para a defesa ecolóxica de Galiza, com o prémio “Oxigénio”, que todos os anos destaca as melhores práticas ambientais. A ADEGA destaca o Casal de São Simão como uma das comunidades mais ativas da Península Ibérica pelo seu papel agregador entre aldeia e meio ambiente. A razão da atribuição deste prémio assenta na forma como a comunidade reagiu aos graves incêncios que assolaram a aldeia, repovoando a aldeia envolvente com espécies autóctones, mais eficazes na defesa contra o fogo e favoráveis à economia e ao bem comum.

Região Centro é pelo segundo ano consecutivo Destino Preferido APAVT

“Criamos uma agenda especifica, ao longo de todo o ano, que visa trazer mais visibilidade ao destino preferido, neste caso, ao Centro de Portugal”, afirmou Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, durante a assinatura do acordo, que decorreu no primeiro dia da BTL.

Pedro Costa Ferreira lembrou que esta é a “primeira vez, na história da APAVT“, em que um destino recebe esta distinção por dois anos consecutivos, justificando a repetição com a qualidade do trabalho que o Turismo Centro de Portugal tem vindo a fazer, mas também com “o acontecimento menos agradável” que foram os incêndios do Verão passado.

 

Fátima ultrapassou 1 milhão de dormidas em 2017

ACISO Associação Empresarial Ourém Fátima promoveu esta quarta-feira um encontro para apresentação dos resultados mais recentes do turismo em Fátima, bem como das iniciativas realizadas em 2017 e das que terão lugar em 2018. Os números não poderiam ser mais positivos.

Alexandre Marto, vice-presidente da associação, revelou que, embora ainda não haja dados finais sobre o ano de 2017, é já certo que foi ultrapassada a fasquia de 1 milhão de dormidas na cidade. Recorde-se que em 2016 registaram-se 773.000 dormidas. Uma subida notável, em ano de Centenário das Aparições. Também digno de registo é o aumento na taxa de ocupação, que passou de 30%, em 2016, para 40%, em 2017.

Semana da Chanfana em Vila Nova de Poiares

De 12 a 22 de janeiro, a chanfana vai voltar a ser a estrela dos restaurantes de Vila Nova de Poiares, durante mais uma edição da Semana da Chanfana.

Este evento, que atrai todos os anos milhares de visitantes à região, apresenta ainda outras iguarias típicas, como o arroz de bucho, os negalhos e o conhecido doce regional poiaritos.

Mais informações em http://bit.ly/2CTdJoN

Já está com água na boca, não está?